spot_img

3º Encontro Rebralint Norte: evento encerra promovendo troca de conhecimentos e cooperação internacional no IComp/Ufam

No encerramento do 3º Encontro Rebralint Norte, realizado nos dias 11, 12 e 13 deste mês, no Museu da Amazônia (Musa) e no Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (IComp/Ufam), estudantes e docentes do IComp, juntamente com pesquisadores brasileiros e estrangeiros, dedicaram-se à análise das aplicações concretas da Internet das Coisas (IoT) como meio de fomentar a sustentabilidade ambiental.

O evento, fruto da colaboração entre a Rede Brasil-Alemanha de Internacionalização do Ensino Superior (Rebralint), DAAD Brasil (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), e o IComp/Ufam, discutiu os progressos na região Norte do Brasil no que diz respeito à cooperação acadêmico-científica com instituições internacionais, destacando, em particular, as parcerias estabelecidas com a Alemanha.

De acordo com o docente do IComp e coordenador desta edição do evento, Prof. Dr.-Ing. (Doktor der Ingenieurwissenschaften, em alemão), Edjair Mota, o terceiro Encontro Rebralint Norte consolidou ainda mais o estabelecimento de futuras parcerias entre o Brasil e a Alemanha. “Pelo interesse que esses pesquisadores que nos visitaram demonstraram por aquilo que se faz no IComp, os alunos mostraram-se motivados e aproveitaram cada momento deste evento. Como resultado pragmático, foram traçadas algumas diretrizes para trabalhos conjuntos de cooperação internacional”, afirmou Edjair Mota.

Uma parte fundamental do evento foi a discussão sobre oportunidades de internacionalização por meio de bolsas de estudo e pesquisa, onde representantes do DAAD Brasil destacaram a importância de fortalecer os laços entre estudantes e pesquisadores brasileiros e alemães. A promoção de intercâmbios educacionais visa enriquecer a experiência acadêmica e fomentar colaborações que transcendam fronteiras.
Essas oportunidades de internacionalização promovidas no encontro, têm como objetivo catalisar a troca de conhecimento e impulsionar avanços em diversas áreas do conhecimento. “O DAAD é a principal instituição de fomento de intercâmbio e mobilidade acadêmica do mundo. É uma instituição sem fins lucrativos, e o que a gente verdadeiramente estimula é esse conhecimento, essa divulgação tanto da cultura, da ciência como da língua. Então, isso é vantajoso tanto para o Brasil quanto para a Alemanha”, frisou Mariana Golubi, do programa de bolsas do DAAD no Brasil.

Para os participantes, o evento não apenas consolidou a importância da IoT na promoção da sustentabilidade, mas também ressaltou como a colaboração internacional é essencial para enfrentar questões complexas que transcendem fronteiras geográficas. “Esse encontro ofereceu uma oportunidade única para troca de conhecimentos e experiências, que contribuíram para ampliar minha visão sobre soluções inovadoras que unem sustentabilidade e tecnologia. O networking feito com esses pesquisadores me incentiva cada vez mais a aprimorar minhas habilidades de pesquisa, além de ampliar minha rede profissional e acadêmica”, disse a doutoranda em informática do IComp, Gilmara Santos.

A imersão de três dias no universo da ciência aplicada facilitou o contato entre pesquisadores renomados na área da Ciência da Computação e estudantes amazonenses, permitindo-lhes explorar questões relevantes e significativas no cenário da pesquisa. Além disso, estabeleceu bases sólidas para uma colaboração duradoura entre Brasil e Alemanha na busca por soluções inovadoras que beneficiem a sociedade globalmente.

Fonte: Assessoria de Imprensa 

spot_img

Mais Populares

Relacionados