De agosto a novembro, o festival passará também pelas cidades Belém, São Luís e Boa Vista. Toda programação com entrada franca e censura livre
O Festival Música na Estrada chega à nona edição em 2023 e traz na bagagem uma vasta programação artístico-cultural, totalmente gratuita, que engloba ações educativas – vivências artísticas, workshops, masterclasses e oficinas –,espetáculos de canto e dança, e muito mais.
A agenda do festival tem data certa para começar e será em Manaus, de 7 a 11 de agosto. A abertura da programação artística será marcada pelo encontro inédito do Corpo de Dança do Amazonas com a Focus Cia de Dança (RJ). Na sequência, Amazonas Filarmônica, Coral do Amazonas e Solistas, sob a Direção e Regência de Marcelo de Jesus, apresentam a monumental obra Requiem, do compositor italiano Giuseppe Verdi.
Todas as apresentações serão realizadas no Teatro Amazonas, com entrada franca. Além dos espetáculos, serão realizadas ações educativas na cidade, como Masterclasses de Canto com Kismara Pezzati (mezzo-soprano / Zurique) e Luiz-Ottavio Faria (baixo / São Paulo); Vivência Artística da Focus Cia de Dança com Corpo de Dança do Amazonas; além de Workshop de dança com membros da Focus Cia de Dança.
Saindo de Manaus, o festival seguirá para Belém, de 11 a 15 de outubro; São Luís, de 17 a 19 de outubro; e Boa Vista, de 22 a 24 de novembro. Apresentado pelo Instituto Cultural Vale, o Festival Música na Estrada – 9ª edição é uma realização da Lei Federal de Incentivo à Cultura, por meio do Ministério da Cultura, do Governo Federal e da Kommitment Produções Artísticas.
Em Manaus, o projeto conta com o Apoio Institucional da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Parceria de Mídia do Sistema Encontro das Águas de Rádio e Televisão.
Sobre o Instituto Vale
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.
São mais de 600 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA).
Sobre a Kommitment
A Kommitment Produções Artísticas desenvolve projetos de amplitude nacional que privilegiam a música, o teatro e a dança. No mercado cultural há 12 anos, a empresa atua, principalmente, nas regiões sudeste, norte e centro-oeste do país. Na bagagem de realizações estão festivais, turnês e programas de cunho socioeducativos realizados em parceria com empresas consolidadas no desenvolvimento de metodologias educacionais para o público infantojuvenil.
Entre projetos de continuidade estão o Festival Música na Estrada, com 9 edições, e o Circuito Cultural da Cidadania, em sua 5ª edição, além da peça Quanta Energia, patrocinada pela Light e pelo PEE há 9 anos.
O Festival
Já são oito edições promovendo acessibilidade, formação de plateia e aprimoramento educacional nas áreas de música, dança e teatro através do intercâmbio e da valorização de conteúdos artísticos de várias regiões do país.
Considerado um dos projetos mais relevantes no Norte e Centro-oeste do país e já incorporado ao calendário de muitas cidades, a 9ª edição do Festival vai acontecer no período de agosto a novembro de 2023 em Manaus, Belém, São Luís e Boa Vista.
A programação artística privilegia a música clássica, oferecendo também artes cênicas e música instrumental, em paralelo às tradicionais oficinas de música, dança, masterclasses e workshops. Confira a programação completa e outras informações sobre o Música na Estrada por meio do site e redes sociais: musicanaestrada.art.br, facebook.com/projetomusicanaestrada, @musicanaestrada
Fonte/Fotos: Assessoria de Imprensa Nacional e Manaus/Divulgação