spot_img

Adjuto Afonso ressalta preocupação com estiagem no Amazonas e destaca ações do governo para amenizar situação da população

O deputado Adjuto Afonso (União Brasil) ressaltou nesta quarta-feira, dia 13, a sua preocupação com o período da estiagem no estado, que afeta principalmente a população do interior. O parlamentar destacou a iniciativa do governador Wilson Lima, que está antecipando ações para amenizar o sofrimento da população do interior do Amazonas, como por exemplo, a agilidade do pagamento das subvenções da borracha, da juta, da malva e do pirarucu, dentre outras.

O parlamentar faz referência ao plano de ação da Operação Estiagem 2023, apresentado pelo governador Wilson Lima, com investimentos da ordem aproximada de R$ 100 milhões, envolvendo 30 órgãos da administração direta e indireta do governo do Amazonas. Também à assinatura do decreto Situação de Emergência Ambiental, que abrange vários municípios.

“Esse compromisso e essa responsabilidade do governador, que determinou ações imediatas para se antecipar à situação gerada pela estiagem, pode fazer a diferença. Já tem município que decretou estado de calamidade, como é o caso de Juruá e Envira. Um dos destaques é o auxílio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) junto às pessoas que fizeram financiamento e não vão ter condições de pagar por conta da estiagem. Isso é muito importante para os produtores e empresários dos municípios afetados terem essa garantia do governo de que vão ficar com seus débitos suspensos e parcelados por algum tempo”, disse Adjuto Afonso.

De acordo com o anúncio do governador Wilson Lima, quem fez empréstimos junto à Afeam terá a suspensão do processo de cobranças e do envio dos credores aos órgãos de restrição ao crédito, com prorrogação dos prazos de pagamento das parcelas do financiamento e renegociação dos créditos vencidos e a vencer. A anistia e renegociação deverão passar pela aprovação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

spot_img

Mais Populares

Relacionados