spot_img

Conferência Internacional das Favelas – G20 Favelas acontece neste sábado em Manaus

Em sua etapa estadual no Amazonas o evento também conhecido como IFC20 discutirá temas ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU em prol da Justiça Social para as favelas.

Manaus sediará, no próximo sábado (24.08) a “Conferência Internacional das Favelas (IFC20 ou G20 Favelas) – Etapa Estadual Amazonas”. O evento de grande relevância para as comunidades periféricas amazonenses traz como temas de discussão a inclusão social em nível global e acontece no auditório da Sede Administrativa do Tribunal Regional do Trabalho do Amazonas e Roraima (TRT 11), na Avenida Tefé, 930, Praça 14 de Janeiro.

Organizado pela Central Única de Favelas (CUFA/AM), em parceria com a CUFA Global, Frente Nacional Antirracista (FNA), Frente Parlamentar das Favelas e com apoio no Amazonas do Instituto Evereste a Conferência trabalha para amplificar as vozes das favelas em discussões globais.

Arte: divulgação.

O G20 Favelas é uma iniciativa da Central Única de Favelas (CUFA/AM), em parceria com a CUFA Global, Frente Nacional Antirracista (FNA), Frente Parlamentar em Defesa das Favelas e Respeito à Cidadania dos seus Moradores e com apoio, no Amazonas, do Instituto Evereste. Na pauta de discussões a Conferência trabalha para amplificar as vozes das favelas em discussões globais trazendo para o debate quatro eixos temáticos: 1 – a redução das desigualdades, combate à fome e à pobreza; 2 – sustentabilidade; 3 – direitos humanos, raça e gênero; 4 – desafios globais enfrentados pelas favelas e áreas periféricas. Todos vinculados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).

A conferência faz parte de uma série de eventos realizados em três mil favelas de 27 estados brasileiros e 41 países, focados na discussão de políticas públicas, sustentabilidade, educação e desenvolvimento econômico.

O evento promete ser um marco na luta por justiça social e climática, evidenciando a potência transformadora das favelas no Brasil e sua relevância global, devendo contar com representantes de movimentos sociais da capital e e do interior do Amazonas, sendo esperado, inclusive, representantes de todas as comunidades remanescentes quilombolas do Amazonas.

A etapa estadual do Amazonas abordará estratégias para atender as necessidades das favelas locais, incluindo acesso à educação, geração de emprego e renda, direitos humanos e segurança. Este evento proporcionará um espaço de diálogo construtivo entre lideranças comunitárias, autoridades governamentais e representantes da sociedade civil, com o objetivo de fortalecer a articulação entre as favelas do Amazonas e de outras partes do mundo e promover políticas públicas mais inclusivas e eficazes.

As propostas deverão ser apresentadas na etapa nacional do Fórum Mundial da Favela, a ser realizada em novembro deste ano, no Rio de Janeiro, paralelamente ao G20 Brasil.

Além das conferências, a CUFA e seus parceiros anunciarão no mesmo dia a iniciativa “Favela 30”, que será uma contribuição significativa das favelas para a agenda climática de 2025. O movimento não ficará apenas no Brasil, mas nos 41 países onde a CUFA tem escritório.

A iniciativa visa destacar o papel central que as comunidades periféricas (favelas) podem desempenhar no enfrentamento das mudanças climáticas e na construção de um futuro sustentável. A “Favela 30” será lançada oficialmente em 2025, com a Conferência Internacional sediada no estado do Pará.

Com informações da Assessoria

spot_img

Mais Populares

Relacionados