spot_img

Aluna do Instituto de Computação da Ufam vence concurso nacional com artigo sobre imagens aquáticas e IA

O Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (IComp/Ufam) fechou o mês de julho com mais um destaque para o campus universitário do Amazonas. A aluna de Engenharia da Computação, Laura Martinho, de 23 anos, recebeu o prêmio de Melhor Artigo no Concurso de Trabalhos de Iniciação Científica (CTIC), durante o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) edição 2024, realizado em Brasília, no período de 21 a 25 de julho. Ela é integrante do projeto Impact-Lab, que tem como orientadores os professores José Pio e Felipe Oliveira.

O tema do artigo envolve visão computacional e foi desenvolvido a partir de uma metodologia que melhora imagens aquáticas, ressaltando, em especial, os rios do Amazonas que apresentam águas turvas e pouca visibilidade.

“Devido as pesquisas no meio ambiente, no monitoramento da vida aquática, principalmente no Amazonas, em nossa região, que tem muitos trabalhos feitos nas reservas, é importante existir um meio pelo qual se possa enxergar melhor debaixo da água, o que é muito difícil devido às características dos rios, quanto mais profundo menos se tem visibilidade por conta da cor das águas ou problemas de luz. O trabalho usa técnicas de processamento de imagem e inteligência artificial para conseguir restaurar e trazer visibilidades para esses cenários”, explica Laura Martinho.

O professor Pio ressalta que o congresso é o principal evento da comunidade de computação brasileira, reunindo cientistas de todas as universidades federais, além de pesquisadores da área de computação e tecnologia da informação. “Tem várias atividades, uma delas é o concurso que a Laura participou, que são de trabalhos de iniciação científica. Ela fez o PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) conosco e trabalhou num projeto, o Impact-Lab, que desenvolvemos em parceria com a empresa Motorola, submetendo o trabalho ao concurso em nível nacional, concorrendo com todos os projetos de iniciação cientifica do país e ganhou. Para nós foi sensacional”, disse.

A acadêmica também falou do orgulho em representar o seu estado e da participação fundamental dos professores envolvidos. “A experiência de representar o Amazonas e ganhar o prêmio, com certeza não tem preço. É algo que vou levar para o resto da vida e espero que incentive mais estudantes a criarem boas propostas e dar mais valor à área da pesquisa em nossa região. A contribuição do professor Felipe e do professor Pio, e do professor João também, que são os meus orientadores, foi de extrema importância. Eles me acompanharam desde o início dessa jornada, tudo que aprendi foi com eles, foram realmente grandes mestres e exemplos para mim. Essa conquista é um reflexo da dedicação deles ao trabalho acadêmico. É uma conquista nossa”, reitera Laura.

Congresso de Computação

Foto: divulgação

O CSBC é o maior evento de computação e tecnologia da informação da América Latina, apresentando dezenas de sub-eventos colocados, com vários trabalhos submetidos e aprovados, além de milhares de participantes nas suas diversas edições. Cerca de 2000 participantes entre professores, alunos e profissionais do Brasil e do exterior apresentam e discutem os últimos avanços educacionais, científicos e tecnológicos nas diversas áreas da Computação.

A organização é da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), entidade científica sem fins lucrativos, fundada em julho de 1978, que reúne estudantes, professores, profissionais, pesquisadores e entusiastas da área da computação e informática de todo o país. A SBC tem como função fomentar o acesso à informação e cultura por meio da informática, promover a inclusão digital, incentivar a pesquisa e o ensino em computação no Brasil, e contribuir para a formação do profissional da computação com responsabilidade social.

Com informações da CBS Comunicação

spot_img

Mais Populares

Relacionados