O curso de Bacharelado em Ciência da Computação do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (IComp/Ufam) obteve o conceito 5, – considerado o máximo -, em avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC).
O professor Alexandre Passito, coordenador do curso de Bacharelado, avalia o resultado como fruto de um trabalho árduo e dedicado de toda a comunidade acadêmica do IComp.
“Essa conquista é de todos nós, e reforça o compromisso do IComp/Ufam com a formação de profissionais de excelência, capazes de contribuir para o avanço tecnológico e social da nossa região e do Brasil”, disse Passito.
A preparação para a visita dos avaliadores do MEC durou vários meses e exigiu um esforço coletivo intenso, incluindo a parte burocrática e técnica do instituto.
Avaliação
Dentre os fatores avaliados, estão: a organização de extensa documentação e a apresentação de evidências detalhadas para cada aspecto avaliado; organização de reuniões e entrevistas envolvendo docentes, técnicos e discentes;
trabalho colaborativo para demonstrar a excelência do curso em ensino, pesquisa, extensão e apoio ao discente.
A avaliação destacou pontos importantes, tais como políticas institucionais de ensino, pesquisa e extensão implementadas e alinhadas às demandas da região Amazônica; objetivos do curso planejados com foco em inovação e características locais e globais; perfil do egresso, que combina alta competência técnica com habilidades para solucionar desafios regionais e globais.
Ainda, metodologias de ensino modernas, que promovem a integração entre teoria e prática por meio de tecnologias avançadas e práticas inovadoras; apoio robusto ao discente, garantindo inclusão, acessibilidade e permanência acadêmica; TCCs e atividades complementares estruturados e alinhados ao desenvolvimento integral dos estudantes.
Com informações da assessoria