spot_img

Instituto de Computação da Ufam traz especialista da USP para falar sobre ciência de dados aplicada ao futebol

O Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (IComp/Ufam) realizou na tarde desta quinta-feira, 22, uma palestra denominada “Ciência de dados aplicada ao futebol”, ministrada pelo Prof. Dr. Bruno Bedo, da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE/USP). Durante o evento foram abordados temas como Análise de Desempenho Esportivo, Biomecânica no Jogo, Desenvolvimento tecnológico e Tecnologia Aplicada ao Esporte.

A palestra foi uma atividade do projeto de pesquisa “Desenvolvimento do talento no futebol: Implementação de um sistema de monitoramento da evolução tática de jovens jogadores”, realizado em parceria entre o IComp e a Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), coordenado pelos professores Edjard Mota (Icomp) e João Cláudio Machado (FEFF).

O professor Bedo apresentou como a ciência de dados é utilizada para avaliação de desempenho de atletas e times de futebol, além de discutir as diversas possibilidades de aplicação dessas tecnologias no contexto esportivo, explorando seu potencial para aprimorar a performance de atletas e equipes. Ele é coordenador do Laboratório de Tecnologia e Análise do Desempenho Esportivo da EEFE/USP e destacou a relevância da palestra para o debate sobre o impacto da tecnologia, principalmente no campo da Ciência de Dados, no esporte.

“A abordagem que a gente trouxe é como a tecnologia pode estar envolta, estar presente dentro do esporte, especialmente o futebol. Também tratamos de Ciências de Dados, em especial, novas ferramentas tecnológicas para o desenvolvimento de atletas. Acho que foi bem produtiva”, afirmou.

O professor Edjard Mota destacou a importância do evento e do projeto de pesquisa, que é focado no desenvolvimento de tecnologias que possam dar suporte ao desenvolvimento de atletas das categorias de base no futebol, utilizando Ciência de Dados e Inteligência Artificial.

Segundo Mota, o evento abriu portas para mais parcerias entre pesquisadores da USP e da Ufam. “Foi importante para estabelecer um vínculo com a USP, porque eles já realizam um trabalho muito avançado nessa linha de análise de dados do futebol, uma parte que ainda estamos em formação”, afirmou. Ele acrescentou que o professor Bedo já colaborava com o professor João Cláudio Machado, e agora o IComp e a FEFF começarão a utilizar algumas ferramentas desenvolvidas por Bedo. “Vamos fazer uma troca, o que a gente fizer aqui, vamos compartilhar com ele.”, finalizou.

Com informações da CBS Comunicação.

spot_img

Mais Populares

Relacionados