spot_img

Ipaam realiza ação de regularização de Cadastro Ambiental Rural em Itacoatiara

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), em parceria com o Projeto Floresta Mais Amazônia, estará durante toda essa semana (13 a 18/05) no município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus) realizando uma ação de regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), junto aos produtores locais, além de uma oficina de capacitação em CAR para servidores públicos do município. 

Durante o mutirão, agricultores locais, proprietários de lotes de terra e agricultores familiares poderão fazer a retificação, inscrição e análise de seus CAR’s, e ainda obter esclarecimentos a respeito de licenciamento ambiental. A partir desta quinta (16/05), a equipe estará na Vila de Lindóia, distrito de Itacoatiara, das 8h às 17h, na Escola Municipal Ivo Amazonense de Moura, localizada na Rodovia AM-010.

Nesses três primeiros dias mais de 100 agricultores foram atendidos na sede do município. A perspectiva é de chegar a mais de 200 até sábado, 18, em Lindóia. Ao todo, são 12 profissionais do Ipaam e do Floresta+ disponibilizados para realizar a ação. Um dos agricultores que conseguiu resolver o problema de retificação do seu CAR agradeceu a ida do órgão até seu município.

“Eu vim aqui resolver um problema no meu CAR e fui muito bem atendido e consegui resolver tudo. Essa ideia que trouxeram de pagamento pela prestação de serviços ambientais é ótima porque a gente também precisa se preocupar em preservar o meio ambiente, quanto mais derrubar, mas fica difícil a situação do clima”, declarou o agricultor Aparecido Domingos.

Na segunda-feira (13/05), antes de iniciar o mutirão de retificação de CAR, os técnicos do Ipaam Arivan Reis, Eduardo Radmann e Bismark Filgueiras promoveram uma oficina de capacitação com servidores das Secretarias Municipal de Meio Ambiente de Itacoatiara e de Produção Rural, e também do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).

Durante a oficina os servidores obtiveram conhecimentos sobre licenciamento ambiental para atividades rurais. Temas como processo licenciatório, características do licenciamento desde o enquadramento legal, identificação de códigos ambientais, leitura e levantamento de requisitos técnico-administrativos e aspectos de inserção e fluxo de informação dentro do Sislam (Sistema de Licenciamento Ambiental do Ipaam), foram abordados.

O Projeto Floresta+ Amazônia é uma realização do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Também são parceiros nessa ação o Idam, o Sebrae e a Prefeitura de Itacoatiara.

Com informações da Secom

spot_img

Mais Populares

Relacionados