Manaus/AM – O município de Autazes (a 113 km de Manaus) será protagonista no desenvolvimento do Amazonas e do país, ao sediar o Projeto Potássio Autazes, que recebeu nesta segunda-feira (8) a Licença de Instalação do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). O documento foi entregue pelo governador Wilson Lima ao presidente da Potássio do Brasil, Adriano Espeschit. A Prefeitura Municipal de Autazes já busca parceria para qualificar a população, tendo em vista que o empreendimento disponibilizará de início 1.300 empregos diretos.
A notícia da geração de emprego entusiasmou o prefeito Andreson Cavalcante (União Brasil), um dos maiores apoiadores do empreendimento. Ele revelou que vai buscar parcerias com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Sistema S e Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), para qualificação de mão de obra no município.
“Autazes está preparada para qualificar sua mão de obra, e a empresa anunciou que 80% de toda mão de obra necessária para a implantação desse projeto será local, portanto, é missão da prefeitura junto com o governo do estado buscar as parcerias necessária com Ifam, Sistema S, Ufam UEA, e também o nosso Cetam, para que a gente possa qualificar as pessoas, garantindo que essa mão obra fique no município. São 15 anos desde o primeiro momento da prospecção da mina de Autazes que tem um potencial grande de abastecer até 20% de todo o mercado que se consome no país. Estou a nove meses do encerramento do meu mandato e poder deixar esse legado na minha história, na minha gestão, é muito importante”, disse Cavalcante.
No total, conforme anuncio do presidente da Potássio do Brasil, Adriano Espeschit, os 1.300 empregos diretos disponibilizados totalizam 16 mil empregos indiretos. “Movimenta a economia do município, gera receita e o município poderá ter recurso próprio para fazer investimentos, sobretudo em infraestrutura, na qualidade da educação, nos atendimentos de saúde. Eu tô muito grato ao governo do Amazonas, à dedicação pessoal do governador Wilson com toda a sua equipe, que trabalhou muito para que chegassemos a esse momento”, completa o prefeito.
Com informações da assessoria