A pesquisa da doutoranda do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (IComp/Ufam), Márcia Lima, desenvolvida em parceria com as empresas GitHub e Microsoft Research, está ajudando a melhorar o GitHub Discussions, um fórum de comunicação colaborativo da plataforma GitHub, que possibilita que programadores de qualquer lugar do mundo possam contribuir em projetos privados ou de código aberto dentro da plataforma, também conhecida como a “rede social dos programadores”.
O objetivo da pesquisa de Márcia Lima, orientada pelos professores e doutores do IComp/Ufam, Bruno Gadelha, Tayana Conte e pelo doutor e pesquisador da Universidade do Norte do Arizona (NAU, sigla em inglês), Igor Steinmacher, era apoiar a gestão de conhecimento dos projetos de software sob a perspectiva de equipes que utilizam o GitHub Discussions, o que acabou promovendo mudanças que contribuíram para a melhoria da experiência dos usuários do fórum de discussão.
De acordo com Márcia, ver os impactos significativos que sua pesquisa está causando é mais um dos motivos para continuar contribuindo com o desenvolvimento de software por meio da pesquisa. “Um dos sonhos de qualquer doutorando é ver a aplicação prática de sua pesquisa. Saber que o resultado da minha pesquisa de doutorado causou impacto em um produto usado por milhões de desenvolvedores e organizações por todo o mundo é extraordinário!”, afirmou Márcia.
Ao desenvolver mecanismos baseados em inteligência artificial (IA), Márcia detectou postagens de discussões relacionadas ou duplicadas entre os desenvolvedores que utilizavam a plataforma, o que enfatizava a necessidade de ajuda aos usuários, mas que ainda não havia sido identificado pela equipe de pesquisa interna do GitHub. Para o líder de projeto do fórum no GitHub, Abhinay Vadrevu, os resultados da pesquisa apoiaram o processo de tomada de decisão do time de engenharia, “eu definitivamente diria que foi um fator contribuinte”, disse Abhinay.
Sobre a parceria na pesquisa, a Profª. Drª Tayana Conte, afirma que, “acreditamos que estreitar os laços entre as pesquisas de engenharia de software produzidas na Ufam e a indústria, é fundamental para o desenvolvimento de novas tecnologias e talentos intelectuais no Estado do Amazonas”. O Profº. Dr. Bruno Gadelha, destaca que até então, os resultados da pesquisa de Márcia haviam sidos aplicados apenas em startups de softwares locais e que a decisão de expandir os resultados obtidos surgiu após a banca de qualificação da doutoranda. “Foi então que decidimos galgar o mundo do desenvolvimento de software open source, com a colaboração do professor Dr. Igor Steinmacher”.
A pesquisa de Márcia e os resultados obtidos comprovam que o momento atual da indústria de software e o sucesso de um produto necessitam também da qualidade, tanto no processo quanto no software desenvolvido. E, ainda, que a colaboração entre as pesquisas desenvolvidas na academia e a indústria são importantes, pois geram inovações tecnológicas significativas. Enquanto as universidades realizam estudos com o objetivo de desenvolver novas tecnologias e processos, a indústria contribui fornecendo os recursos e a infraestrutura necessária para testar e implementar essas novas inovações.
Fonte: Assessoria de Imprensa Icomp