Orientações sobre obediência às leis de trânsito, noções de sinalização, além de comportamento seguro nas vias, foram algumas das instruções que a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), apresentou, nesta quinta-feira, 3/4, aos estudantes do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Raquel de Queiroz, localizado no bairro da Paz, zona Centro-Oeste.
Os alunos participaram das atividades oferecidas pelo setor de Educação de Trânsito do IMMU, que envolveram troca de informação sobre o respeito à faixa de pedestre e informações sobre as luzes dos semáforos. Os alunos ainda foram orientados sobre a mensagem do “sinal da vida”, gesto do pedestre que deve anteceder a travessia e que foi reforçado pelos educadores.
Segundo a educadora para o trânsito, Rineida Liége, o órgão cumpre sua missão de levar mensagens de trânsito seguro e sensibilizar a população para a importância de dialogar sobre o tema.
“Levamos nossas atividades de educação para o trânsito a alunos do 6º ao 9º ano. No local, foi realizada dinâmica como jogos pedagógicos voltados ao trânsito, assim como minipalestra sobre as principais regras de trânsito. Frisamos que informar as crianças sobre as regras de trânsito é de suma importância para melhorar a vida em sociedade”, destacou a educadora.
A Divisão de Educação do IMMU atende solicitações das comunidades, empresas públicas e privadas e escolas para ministrar palestras e oferecer serviços de educação de trânsito. A realização do projeto é um passo importante na visão da Prefeitura de Manaus, para fomentar uma sociedade mais informada e cautelosa no que diz respeito à mobilidade urbana. As ações não apenas educam, mas também inspiram uma mudança cultural que reflete na redução de acidentes e no aumento da segurança viária.
Foto – Divulgação/IMMU