A ação teve como objetivo garantir a proteção do consumidor e a transparência no comércio local
O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) realizou na segunda-feira (07/04) uma blitz orientativa e fiscalizatória em Rio Preto da Eva, (a 57 quilômetros de Manaus). A ação teve como objetivo garantir a proteção do consumidor e a transparência no comércio local, com ações que incluem orientação a lojistas e consumidores e verificação de prazos de validade e políticas de troca.
Os fiscais inspecionaram agências bancárias, postos de combustíveis, estabelecimentos comerciais, supermercados, farmácias e comércios de eletrônicos. No decorrer da ação, os fiscais do Procon-AM verificaram questões como a informação correta de preços, a garantia de produtos, a validade de promoções e o cumprimento das políticas de troca e devolução. Três bancos foram autuados pela lei das filas, na demora de atendimento do público.
Além disso, houve orientação aos comerciantes sobre a importância de manter um bom relacionamento com os consumidores, esclarecendo dúvidas e evitando práticas abusivas. O Procon-AM também reforçou a importância de oferecer produtos e serviços de qualidade e atender às exigências legais sobre as informações que devem ser disponibilizadas ao público.
Segundo o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, a fiscalização não visa apenas autuar, mas também educar os consumidores e os estabelecimentos comerciais, criando um ambiente de respeito e transparência no mercado local.
O Procon-AM alerta ainda que, em caso de irregularidades ou descumprimento das normas, os consumidores têm o direito de formalizar denúncias, que serão analisadas e, se necessário, as devidas sanções serão aplicadas.
“Essa ação é mais uma das iniciativas do Procon-AM para garantir um comércio justo e transparente no Estado, contribuindo para o fortalecimento dos direitos do consumidor em todo o Amazonas”, concluiu Fraxe.
FOTOS: João Pedro Sales/Procon-AM.