O pré-candidato à prefeitura de Manaus, deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), anunciou o ex-superintendente da Suframa, Coronel Alfredo Menezes (PP), como seu pré-candidato à vice. Menezes já integrava um partido do arco de alianças do União Brasil, presidido no Amazonas pelo governador Wilson Lima, que não esteve presente no anúncio desta terça-feira (30).
“Manaus precisa de alguém que esteja disposto a trabalhar. Estou pronto, porque tenho o coronel Menezes do meu lado, tenho esse exército de vereadores. Estou pronto porque tenho deputados estaduais e federais ao meu lado”, disse Cidade.
Menezes começou o ano com o desejo de ser o pré-candidato à prefeitura de Manaus pelo Partido Liberal (PL), do ex-presidente Bolsonaro, de quem é amigo. O cenário mudou em março, quando o presidente estadual da sigla, Alfredo Nascimento, confirmou que o pré-candidato do partido era o deputado federal Capitão Alberto Neto.
Menezes e Nascimento já vinham de desentendimentos nos bastidores, incluindo alfinetadas públicas, até que a separação se concretizou. Um dia antes de anunciar sua desfiliação, Menezes chegou a participar do anúncio de pré-candidatura de Roberto Cidade, ocasião em que ele foi convidado ao palco e teve as mãos levantadas por Cidade e Wilson Lima.
“A direita é um sentimento, uma ideia. E é justamente por esse sentimento de grupo, de união, e pelo convite do Roberto Cidade, que estamos aqui”, afirmou Coronel Menezes. Questionado por A CRÍTICA, ele evitou responder sobre o qual cálculo político fez para deixar a pré-candidatura a vereador, mas disse acreditar na candidatura de Roberto Cidade.
Na eleição de 2022, Menezes foi candidato ao Senado com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele obteve 737.875 votos, perdendo para o senador Omar Aziz (PSD), que foi reeleito com 784.007 votos.