spot_img

Violeta Loureiro vem a Manaus para abrir a ‘Roda de Conversa’ na Valer Teatro

A pesquisadora e professora da Universidade Federal do Pará (UFPA) Dra. Violeta Refkalefsky Loureiro virá a Manaus nesta quinta-feira, 9 de janeiro de 2025, para a abertura da ‘Roda de Conversa’, que será realizada na Valer Teatro, localizada na rua José Clemente, 600, Centro, no Largo São Sebastião, a partir das 19h. A entrada é gratuita.

A pesquisadora é autora de diversas obras sobre o pensamento econômico e sociocultural regional, como ‘Amazônia: estado, homem e natureza’ e ‘Amazônia: colônia do Brasil’. A sua carreira é dedicada ao debate das grandes questões amazônicas. O tema escolhido para a primeira Roda de Conversa pela pesquisadora será: ‘Amazônia colônia do Brasil’.

Para a professora doutora em Filosofia, coordenadora editorial da Valer e autora do livro ‘Para aquém ou para além de nós’, Neiza Teixeira, o convite para a pesquisadora abrir o projeto ‘Roda de Conversa’ veio por causa da necessidade de as pessoas terem uma compreensão da Amazônia contemporânea, a qual Violeta Loureiro é uma das consagradas especialistas do país.

“A professora e pesquisadora Violeta Loureiro, agraciada com o Prêmio Florestan Fernandes, em 2021, pela sua contribuição ao desenvolvimento da Sociologia no Brasil”, é uma das mais importantes pesquisadoras dos problemas amazônicos. Como sabemos, a área do Estado do Pará é uma das mais conflituosas da Região Norte e do país, daí a relevância da sua presença no início da programação Roda de Conversa da Valer Teatro. O encontro também servirá como o início das nossas discussões de temas que serão abordados na COP 30, em Belém, capital do Estado do Pará”.

Neiza explicou que o projeto ‘Roda de Conversa’, será realizado em determinadas quintas-feiras, com um professor, escritor ou intelectual convidado para falar sobre determinado tema, autor, obra, enfim, uma bate-papo com profissionais especializados, seja sobre literatura, filosofia, teatro etc.

“A Roda de Conversa tem a finalidade de trazer, em determinadas quintas-feiras, pessoas influentes nas universidades, nos centros de pesquisas, na cena cultural ou na literatura, para falar sobre temas que poderão gerar reflexões ou inquietações no público ouvinte. Nós também visamos formar um público leitor, que tenha a capacidade de compreender, gerar discussões e participar na solução de problemas que merecem ser vistos com urgência”.

Sobre Violeta Loureiro

Violeta é graduada em Ciências Sociais pela UFPA (1969), fez mestrado em Sociologia na Unicamp (1985), doutorado no Institut des Hautes Études de l`Amérique Latine, – Lheal, em Paris, França (1994), pós-doutorado na Universidade de Coimbra, Portugal (2006).

No conjunto de suas atividades profissionais, destaca-se a sua contribuição para o desenvolvimento da Sociologia no Estados do Pará e na Amazônia.

Feitos que foram reconhecidos com o título de Professora Emérita, concedido pela UFPA, em 2015 e, em 2021, o Prêmio Florestan Fernandes, pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), homenagens que se agregaram a outros prêmios que lhes foram concedidos ao longo dos anos, em grande parte, por sua atuação em defesa da educação pública e de qualidade.

Obras da autora

“A pesquisa nas Ciências Sociais e no Direito”, Ed. Valer, 2023.

“Amazônia – colônia do Brasil”, Manaus, Ed. Valer-Manaus, 2022.

“Amazônia – Estado, homem, natureza”. 4 ed. Belém: Cultural Brasil, 2019.

“A Amazônia no século XXI: novas formas de desenvolvimento”. São Paulo: Empório do Livro, 2009.

“Os parceiros do mar”, Belém: CNPq/MPEG,1985.

Com informações da assessoria

spot_img

Mais Populares

Relacionados